Dia do Médico e Aniversário Suzanclin
18 de outubro de 2023Ano Novo x Cirurgia Bariátrica
27 de dezembro de 2023O mês de novembro é lembrado pela cor azul, relacionado ao combate do câncer de próstata e também sobre a importância dos homens cuidarem de sua saúde. Por este motivo, hoje vamos falar sobre a saúde do homem e que benefícios a cirurgia bariátrica pode trazer.
Escrevemos sempre sobre a obesidade aqui e não é novidade para ninguém que ela traz consigo diversas patologias e alterações na vida das pessoas, mas será que existe alguma desvantagem exclusiva para os homens?
Obesidade e Saúde do Homem
A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública pois reduz a expectativa de vida e possui várias de doenças relacionadas, as tão faladas comorbidades. Porém falando especificamente do homem, podemos incluir:
- Maior risco de aterosclerose (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias);
- Diabetes;
- Síndrome metabólica;
- Doença hepática gordurosa não alcoólica;
- Problemas cardíacos;
- Disfunção erétil (impotência sexual).
Além disso, a obesidade é um dos principais fatores relacionados à andropausa, condição multifatorial caracterizada pela queda dos níveis de testosterona em homens, também conhecida como hipogonadismo.
Cirurgia Bariátrica em Homens
Mas você sabia que apesar de todos estes riscos que a obesidade traz para a saúde do homem, ainda existe uma relutância maior que as mulheres em relação à realização da cirurgia bariátrica?
Um estudo da UC Davis publicado em 2013 (na revista “Surgical Endoscopy”), conduzido nos EUA, mostrou que mulheres são quatro vezes mais propensas do que homens a procurarem a cirurgia bariátrica. Por isso, quando pessoas do sexo masculino optam pelo tratamento cirúrgico da obesidade, costumam ser mais velhos, mais obesos e apresentam mais complicações decorrentes da doença. Nesse estudo os pesquisadores coletaram informações de 1.386 pacientes entre 2002 e 2006, sendo que 82% eram mulheres.
Esses pacientes do sexo masculino:
- Tinham mais complicações relacionadas ao peso em um grau maior de seriedade;
- Eram mais propensos a ter hipertensão, diabetes, apneia do sono e síndrome metabólica.
- Tinham IMC maior e chances aumentadas de obesidade grau IV;
- Eram em média dois anos mais velhos do que as mulheres e com chances maiores de terem mais de 50 anos.
No Brasil, apesar de o índice de obesidade ser semelhante entre mulheres (19,6%) e homens (18,1%), de acordo com o último relatório VIGITEL do Ministério da Saúde, o número de mulheres que procuram por cirurgia bariátrica no Brasil é muito maior. Segundo dados da SBCBM, dos 105.642 procedimentos realizados em 2017 no País, 75% foram em mulheres.
Portanto, por mais que o procedimento também possua vantagens para os homens, ele é muito menos popular entre o gênero, sendo que a cirurgia possui também algumas vantagens notadas apenas no sexo masculino.
Estudos revelam que o procedimento também pode auxiliar com o aumento da fertilidade nos homens. A perda ponderal de peso promovida pela cirurgia bariátrica auxilia na regularização das funções hormonais do homem (influenciando a qualidade e quantidade do esperma), contribuindo com o aumento na fertilidade nesses pacientes.
Além disso, outro estudo feito nos Estados Unidos acompanhou os indivíduos durante um, três, seis e doze meses após a cirurgia bariátrica. Passado o período de um ano, detectou-se que os níveis de testosterona total urinário aumentaram significativamente três meses após a cirurgia e permaneceram assim ao longo do estudo.
Portanto os resultados obtidos até hoje mostram a efetividade do procedimento no tratamento da doença e melhora de vida do paciente. Portanto se você é homem ou mulher e se encontra em um estado de obesidade mórbida com indicação cirúrgica, não deixe de ao menos ir a uma consulta para se informar e entender os benefícios que ele pode te trazer. Na maioria dos casos, o paciente está mais em perigo de se manter obeso por mais tempo do que realizar o procedimento e acompanhamento para combater a obesidade.
Saiba mais sobre Cirurgia Bariátrica conosco clicando aqui.