...

Os benefícios da atividade física para pacientes bariátricos

master
fev 15,2021

A atividade física é uma prática muito importante para a saúde de todas as pessoas e em  pacientes de cirurgia bariátrica a atividade se torna ainda mais importante devido a mudança corporal que acontece após a cirurgia. Dito isso, conversamos com nosso Preparador Físico, Murillo Ferreira, da nossa Equipe Multidisciplinar e preparamos essa entrevista interessante sobre os benefícios da atividade física para pacientes bariátricos. Acompanhe aqui.

Por que o preparador físico faz parte da equipe multidisciplinar?

Murillo Ferreira: O preparador físico faz parte da equipe pois, além da reeducação alimentar e psicológica, a reeducação dos hábitos relacionados à atividade física também é muito importante. A pratica de exercícios físicos deve ser iniciada nessa fase da vida do paciente e o preparador entra com a orientação, planejamento e correção das atividades de forma direcionada para cada caso.

Quais os benefícios de realizar atividades físicas no pré e no pós cirúrgico?

M.F: A prática de exercícios físicos  tem inúmeros benefícios, começando pelo bem estar psicológico. Na fase pré- operatória o exercício auxilia diminuindo os riscos de possíveis complicações durante a cirurgia, ajuda na cicatrização e acelera a recuperação pós-cirúrgica. Já após a cirurgia ele atua na manutenção da massa magra, na diminuição da flacidez e até mesmo na disposição do paciente.

Pacientes de cirurgia bariátrica que realizam atividade física e pacientes que não realizam, obtém resultados diferentes?

M.F: Com certeza. Existem estudos feitos com mulheres, que mostraram que pessoas que não praticam atividade física após a cirurgia, tem seus níveis de saúde retornando ao mesmo que no estado pré- operatório (percentualmente). Quando o paciente se mantém sedentário, ele acaba perdendo muita massa magra, portanto ele perdeu peso mas não gordura necessariamente, ainda há uma elevada porcentagem de gordura e baixa de músculos.

Que vantagens o paciente da Suzanclin tem em relação às atividades físicas?

M.F: Ao iniciar o processo cirúrgico, o paciente receberá um pacote de treinos online, que podem ser feitos em casa e que auxiliam na preparação para a cirurgia. Após a cirurgia ele recebe outro pacote, agora com treinos de recuperação e adaptação para a nova fase, esses treinos pós cirurgia duram um período de  3 meses. Além disso, devido ao engajamento da equipe multidisciplinar, o paciente é observado por completo, portanto o paciente que entrar em contato com o preparador para realizar acompanhamento físico, saberá que seu preparador tem acesso ao médico, nutricionista, psicólogo e todos outros integrantes da equipe multidisciplinar que acompanharam o paciente. Isso possibilita a criação de um acompanhamento individualizado e efetivo.

O que o paciente pode fazer para incorporar a atividade física em sua rotina?

M.F: Primeiramente o paciente deve procurar uma atividade física que se  identifique, visto que o mais importante nesse caso é a continuidade, e fica muito mais fácil fazer algo que você goste. Também é importante começar gradativamente e ir aumentando o tempo da atividade conforme se adaptar. Outro fator importante pode ser se juntar a grupos de treino, encontrar um parceiro para treinar junto ou mesmo um personal trainer, que além de te motivar, também irá supervisionar seus exercícios.

Qual o tipo de exercício que o paciente de cirurgia bariátrica deverá realizar?

M.F: O tipo de exercício realizado será o que ele se sentir mais confortável em praticar, mas é importante realizar exercícios de força para a manutenção e ganho de massa muscular e exercícios aeróbicos para um bom trabalho cardiorrespiratório.

Esperamos que essa entrevista tenha esclarecido algumas perguntas dos nossos pacientes. Caso queiram acessar os treinos online que o preparador comentou, entrem em contato pelas nossas redes sociais.

Lembre-se que qualquer esforço para implementar a atividade física na sua vida, valerá a pena.