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Como controlar a fome emocional?

master
jul 19,2021

Você costuma sentir muita vontade de comer pra aliviar alguns sentimentos ruins? Costuma  gostar de comer coisas geralmente muito calóricas como forma de recompensa? Isso pode ser fome emocional. Saiba mais sobre o que é a fome emocional e como controlá-la lendo este texto.

A Fome Emocional está associada a qualquer desconforto emocional eminente ou de enfrentamento. Ela está atribuída a um fator psicológico que altera o estado mental, necessitando de um alívio imediato. Essa fome emocional é muito comum em pessoas compulsivas

A fome emocional não é um comer transtornado que tem um fundo psicológico ou comportamental. Quem sofre com o problema procura na comida uma forma de encontrar sensações agradáveis, se livrar de sentimentos ruins, buscar alívio e conforto.

Geralmente a comida é usada para camuflar sentimentos negativos como tristeza, frustração, angústia, tédio e ansiedade. Diversos fatores emocionais, momentâneos ou não, podem ser um gatilho para que a pessoa coma mais, mesmo sem a necessidade fisiológica de comer.

A fome emocional é ainda uma inimiga do emagrecimento porque a alimentação impulsiva acaba se tornando um hábito. Comer sem de fato precisar pode com o tempo fazer com que a pessoa fique com excesso de peso, podendo desenvolver até mesmo a obesidade.

Sintomas de Fome Emocional

  • Comer para aliviar estresse ou sentimentos ruins
  • Comer como comemoração
  • Comer como forma de recompensa
  • Não conseguir controlar o impulso de comer
  • Fome repentina diante de alguma situação difícil
  • Comer sem ter fome física
  • Vontade de comer alimentos específicos
  • Ansiedade para comer
  • O momento de comer pode ser mais rápido do que o habitual
  • Sentimento de culpa depois de comer
  • Sentimento de prazer ou alívio intenso no momento de comer
  • Arrependimento depois de comer

Diferença entre Fome Física x Fome Emocional

Fome física

  • Aumenta gradualmente e você consegue esperar um pouco para comer
  • Não desaparece se você fizer qualquer outra atividade
  • Você para de comer quando está saciado
  • Após comer sente sensação de prazer e bem-estar

Fome emocional

  • Surge do nada e com vontade de comer uma coisa específica (e normalmente alimentos bem calóricos e sem valor nutricional como doces)
  • Você não consegue esperar, é algo urgente e tem que ser naquela hora
  • Desaparece se você fizer outra atividade
  • Não se sente saciado e desencadeia sensação de culpa e frustração

Como evitar a fome emocional?

Quais seus gatilhos?
A primeira coisa que deve fazer é ter consciência dos gatilhos que acionam a sua vontade de comer. Repare em quando surge o desejo e trabalhe na solução dessa questão.

Vá com calma
A sensação de saciedade demora a chegar até o cérebro, por isso é importante comer com calma e mastigar devagar.

Faça outras atividades que te dão satisfação
Quais atividades te dão prazer e sensação de bem-estar? Ler, dançar, ouvir música ou um exercício físico?  Pratique coisas que te dão satisfação.

Já ouviu falar em Mindful Eating?
É uma técnica que prega a atenção plena. Ou seja, comer sem estar em frente do computador ou da TV que tira o foco do prato, e faz você comer sem necessidade.

Pratique algum exercício físico
Uma das causas da fome emocional é a ansiedade, e ela pode ser combatida com atividade física. Então escolha algo que goste e vá fundo.