O que você precisa saber sobre Diabetes
12 de junho de 2024Suzanclin recomenda: cuidados pós-cirurgia bariátrica
20 de agosto de 2024A rede de clínicas especializadas em cirurgia bariátrica Suzanclin alerta para o “Julho Amarelo”. É a campanha de conscientização que objetiva informar e sensibilizar a população sobre as hepatites virais, inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus (hepatites A, B, C, D e E).
Recomendamos a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das hepatites B e C, que são as mais comuns no Brasil. E, principalmente, que busquem realizar a testagem e se vacinar contra as hepatites (A e B), bem como adotar práticas seguras que ajudem a reduzir a transmissão dessas doenças (sempre lavar as mãos, tomar água filtrada e usar preservativo, não compartilhar agulhas etc.).
O diagnostico precoce é fundamental para o tratamento eficaz, especialmente nas hepatites B e C, que podem se tornar crônicas e levar a complicações graves como cirrose e câncer de fígado. Vamos conhecer com mais detalhes cada uma das hepatites.
Hepatite A
- Sintomas (Febre, Mal-estar, Náuseas, Vômitos, Dor abdominal, Icterícia / pele e olhos amarelados, Urina escura).
- Transmissão (Ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas infectadas).
- Tratamento (repouso, hidratação e alimentação adequada, conforme orientação do médico).
- Prevenção (Vacinação, lavar as mãos, consumir água e alimentos de fontes seguras).
Hepatite B
- Sintomas (fadiga, febre, dor nas articulações, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal, icterícia).
- Transmissão (contato com sangue ou fluidos corporais de pessoas infectadas, seja relações sexuais sem proteção, compartilhamento de agulhas ou mãe para o bebê durante o parto).
- Tratamento (antivirais e medicamentos para controle da doença, sendo que em casos crônicos pode ser necessário tratamento por longos períodos).
- Prevenção (vacinação, uso de preservativos, não compartilhar agulhas ou objetos cortantes).
Hepatite C
- Sintomas (fadiga, dor abdominal, perda de apetite, náuseas, sendo raramente icterícia e muitas vezes assintomática na fase aguda).
- Transmissão (contato com sangue contaminado em transfusões, compartilhamento de agulhas ou equipamentos médicos não esterilizados).
- Tratamento (antivirais).
- Prevenção (não compartilhar agulhas ou objetos cortantes, uso de materiais esterilizados em procedimentos médicos e odontológicos).
Hepatite D
- Sintomas (semelhantes aos da hepatite B, já que a infecção só ocorre em pessoas já infectadas pelo vírus da hepatite B).
- Transmissão (semelhante à da hepatite B).
- Tratamento (similar ao da hepatite B, mas mais complexo, sendo que não há tratamento específico e o controle da hepatite B ajuda a prevenir complicações).
- Prevenção (vacinação contra hepatite B e mesmas medidas preventivas).
Hepatite E
- Sintomas (semelhantes aos da hepatite A, sendo maior risco de complicações em grávidas).
- Transmissão (ingestão de água contaminada).
- Tratamento (geralmente, autolimitada, com cuidados de suporte semelhantes aos da hepatite A).
- Prevenção (saneamento básico e consumo de água de fontes seguras).
Suzanclin – Fundada em 1995, a Suzanclin é referência em tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica, mas também atua com outras especialidades, exames, cirurgias, procedimentos e mais. Hoje, soma mais 7 unidades clínicas no estado de São Paulo (Suzano, Mogi das Cruzes, Jundiaí e capital paulista).