...

Caminhos para emagrecer além da bariátrica

master
fev 21,2022

A busca pelo corpo bonito e saudável, é o sonho de consumo de boa parte da população mundial. O emagrecimento está ligado a diversos fatores de nossas vidas, que acabam influenciando no ganho de peso. Segundo um estudo da Nestlé, 60% da população brasileira não está feliz com o seu corpo e deseja emagrecer alguns quilinhos, seja por estética ou por saúde.

Que a Suzanclin é referência em cirurgia bariátrica eu e você já sabemos, mas você sabia que nós oferecemos outros caminhos para quem busca emagrecer? No nosso post blog de hoje, iremos te mostrar outros caminhos para eliminar o excesso de peso.

Existem alguns fatores que auxiliam no ganho de peso, seja por problemas hormonais, falta de atividades físicas, má alimentação, problema psicológico e entre outros. O emagrecimento, significa a redução da quantidade da gordura corporal, para se chegar nele, é necessário que haja um déficit de energia, a quantidade de calorias que ingerimos deve ser menor que a quantidade de energia gasta no dia. Sendo assim, o corpo humano irá buscar o restante de energia necessário para funcionar utilizando a degradação da gordura, gerando o emagrecimento.

Mas afinal, com qual profissional devemos buscar ajuda? Para alguns, é difícil escolher o especialista adequado para auxiliar no ganho ou na perda de peso, existem diferentes métodos e técnicas que irão ajudar você a chegar no peso ideal, confira quais na nossa lista abaixo.

  • Nutrólogo

O nutrólogo, é o médico especializando em nutrologia. Essa especialidade, é o ramo da medicina, especializada na nutrição em todos os seus aspectos. Tem como função diagnosticar a prevenção e o tratamento das enfermidades nutroneurometabólicas.

O médico nutrólogo, pode solicitar exames e prescrever medicamentos para realizar o diagnóstico, para a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao excesso ou falta dos nutrientes. Podendo realizar tratamentos de hipertensão, diabete e obesidade.

Funções do nutrólogo:
Diagnosticar e tratar doenças causadas pelo excesso ou falta de nutrientes. Realizar a educação nutricional do paciente, mostrando a importância e os malefícios de algumas substancias.

  • Endocrinologista

O médico endocrinologista, é responsável por avaliar e tratar todo o sistema endócrino e metabólico. Esse sistema, é responsável pela produção de hormônios que são importantes para diversas funções do organismo. O especialista irá diagnosticar os distúrbios hormonais no organismo do paciente, que podem estar gerando o excesso de peso ou a obesidade.

Quando necessário, o especialista pode complementar o tratamento encaminhando o paciente para o nutricionista, para auxiliar no tratamento do paciente.

Falamos um pouco mais sobre o Endocrinologista no nosso blog, confira aqui.

  • Nutricionista

O Nutricionista, é o especialista formado em nutrição. Capacitado para atuar em diversas áreas da saúde, seja clinico, esportivo e entre outros.

O profissional, estuda os alimentos e seus efeitos no organismo, elaborando planos alimentares a partir do diagnóstico nutricional. Ao contrário do nutrólogo e endócrino, o profissional de nutrição não pode solicitar exames e medicamentos.

Principais funções:

Prescrever dietas e orientar os pacientes e suas necessidades nutricionais.

Preparar cardápios.

Controlar o preparo, higiene, e qualidade de produtos e alimentos

Auxiliar na alimentação de acordo com a preferência e metabolismo do paciente

  • Preparador físico

O preparador físico, é o profissional da área esportiva, formado em Educação Física. O especialista irá avaliar e desenvolver treinamentos, visando melhorar o desempenho e preparo físico dos pacientes.

Com ou sem a ajuda do preparador físico, o ideal é que o paciente procure um desses especialistas, junto com a prática de exercícios físicos. Para aumentar o déficit calórico, a prática de exercícios é imprescindível.

Mas vale ressaltar, que para obter os melhores resultados, devemos sempre contar com profissionais sérios e bem capacitados.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelas nossas mídias sociais, até mais!