Suzanclin alerta para o Julho Amarelo: cuidado com as hepatites virais!
30 de julho de 2024Desafios emocionais na jornada bariátrica: o psicólogo como aliado
2 de setembro de 2024Depois de passar por uma cirurgia bariátrica, é muito importante seguir alguns cuidados para garantir a recuperação segura e o sucesso do procedimento. Vamos saber quais são com uma das maiores especialistas nesta área, a Suzanclin, rede de clínicas especializada em cirurgias bariátricas e tratamento da obesidade.
Dieta
Nos primeiros dias após a cirurgia bariátrica, a dieta do paciente deve ser restrita a líquidos claros (água, caldo e sucos diluídos). Depois de algumas semanas podem ser introduzidos os alimentos pastosos, como purês, sopas e caldos.
Gradualmente, alimentos sólidos podem ser reintroduzidos. No entanto, somente em pequenas porções e com mastigação lenta.
Hidratação
Durante a recuperação da bariátrica, é importante beber pequenos goles de água ao longo do dia para evitar desidratação. E evitar líquidos durante as refeições para otimizar a melhor absorção do alimento.
Suplementos
A absorção de nutrientes é reduzida após a cirurgia, por isso é necessária a suplementação de vitaminas e minerais. Entre eles: ferro, cálcio, vitamina D, vitamina B12 etc.
Suplementos de confiança e recomendados pelos médicos podem ser encontrados em lojas especializadas, até mesmo sem sair de casa. A Bariatric Store, da Suzanclin, por exemplo (www.bariatricstore.com.br), que tem produtos como Belt multivitamínico e multimineral, Whey, Omega3, termogênico, Protein Energy Drink e mais.
Atividade Física
Iniciar atividades físicas leves é importante, claro que conforme orientação médica, para ajudar na recuperação e na perda de peso. Primeiro caminhadas, aumentando a intensidade dos exercícios gradualmente, sempre com acompanhamento profissional.
Acompanhamento Médico
Compareça a todas as consultas de acompanhamento para monitorar a perda de peso, o estado nutricional e a saúde geral. Também realize exames de sangue periódicos para verificar os níveis de nutrientes e detectar possíveis deficiências.
Controle
É fundamental evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura e processado que podem causar desconforto e prejudicar a perda de peso. Mastigue bem os alimentos e coma devagar para evitar náuseas e regurgitações.
Psicológico
Considerar o acompanhamento psicológico para lidar com as mudanças de estilo de vida e a adaptação à nova forma corporal. Grupos de apoio para pacientes bariátricos também podem ser úteis.
Álcool e Tabaco
O consumo de álcool deve ser evitado ou reduzido ao mínimo, pois o estômago reduzido processa o álcool de maneira diferente, aumentando a sensibilidade e os riscos de complicações. O tabagismo deve ser evitado, pois pode retardar a cicatrização e aumentar o risco de complicações.
Suzanclin – Fundada em 1995, a Suzanclin é referência em tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica, mas também atua com outras especialidades, exames, cirurgias, procedimentos e mais. Hoje, soma mais 7 unidades clínicas no estado de São Paulo (Suzano, Mogi das Cruzes, Jundiaí e capital paulista).