Crianças, Doenças Crônicas e a Covid-19
17 de novembro de 2024Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil
17 de novembro de 2024O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e parcerias, lançou em 2020, a Campanha Nacional Maio Laranja com o objetivo de combater e prevenir o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, uma garotinha de 08 anos, foi violentada, abusada e morta. Em virtude deste acontecimento, nasceu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Hoje, 48 anos depois do ocorrido, continuamos com este mesmo problema na sociedade, os casos de violência sexual ainda ocorrem, inclusive na pandemia por pessoas que deveriam cuidar das crianças.
Sempre Observe
• Ajude seus filhos usarem a internet de modo seguro. Mantenha o computador em local de livre acesso. Oriente a nunca dar dados pessoais a alguém que conheceu pela internet.
• Abusadores não querem usar a força física, em geral tentam seduzir a criança e também os pais dela, tentam fingir ter interesse sincero pela família e assim começam a dar especial atenção à criança e tentar ter aos poucos contato físico por meio de atitudes “inocentes” como cócegas, brincadeiras e abraços.
• Observe o comportamento da criança, verifique se ela tem agido diferente do de costume, se ela está assustada ou em geral mais calado do que de costume.
• Pais, confiem nos seus filhos! Pais de jovens vítimas que se recusam a crer no que seus filhos dizem, pode estar contribuindo para que o abusador continue.
Canais de Denúncia
Se precisar de ajuda, recorra aos canais de denúncia para qualquer situação de violência contra crianças e adolescentes. Estes canais mantêm o sigilo de quem denuncia e é um serviço gratuito.
Disque 100 – Violações aos direitos das crianças, quer físicas ou sexuais.
Disque 180 – Violência contra mulheres e meninas, físicas, sexuais ou psicológicas.
Disque 190 – Se presenciar atos de violências ou ameaças.
Não permita que conversar sobre abuso com seus filhos, seja uma barreira fazendo com que perca a coragem de ajudar seus filhos.
Lembre-se que, você tem habilidades que seus filhos ainda não tem, crianças geralmente confiam nos adultos e não percebem quando alguém está tentando enganá-las, proteja-os.
Podemos ajudar:
☎️(11) 4745-3600 (11) 4748-8412