Como o Plasma de Argônio pode ajudar pacientes que reganharam peso?
10 de abril de 2024Especialidades Suzanclin: Alergista e Imunologista
19 de abril de 2024Uma pergunta que chega rotineiramente para a nossa equipe é sobre por que a cirurgia bariátrica emagrece. Por isso, hoje no nosso Blog vamos te explicar o real motivo da cirurgia bariátrica fazer os pacientes emagrecerem.
Antes de começar, é importante lembrar que, ao realizar a cirurgia bariátrica, o paciente NÃO tem 100% de garantia de que vai emagrecer, isso só acontecerá no caso em que o paciente obedecer às orientações recebidas pela equipe multidisciplinar. Para o paciente emagrecer depois da cirurgia ele deve manter uma dieta balanceada e também aderir à prática de atividades físicas rotineiras. Por mais que a cirurgia vá emagrecer o paciente por si só, sem a prática de exercícios e alimentação saudável, o paciente poderá perder peso de forma não saudável, uma vez que a cirurgia poderia promover também a perda de massa magra desse paciente. Caso o paciente se mantenha “na linha”, será muito mais garantido que, além de perder o peso, ele melhore sua composição corporal: perca gordura e ganhe massa magra.
Procedimentos Bariátricos e Emagrecimento
É importante ressaltar que no Brasil, a grande maioria dos procedimentos cirúrgicos se dão pelo Bypass gástrico e pela Gastrectomia Vertical (Sleeve), por isso vamos falar dos motivos pelos quais esses procedimentos emagrecem.
As técnicas de Duodenal Switch e a cirurgia de Scorpinaro tem mecanismos de ação diferentes das anteriores, elas têm a maior perda ponderal a longo prazo, porém as complicações nutricionais que acompanham as cirurgias as fazem muito pouco realizadas tanto no Brasil como no mundo. Por isso vamos nos concentrar aqui sobre as outras técnicas cirurgicas.
Mas afinal por que a cirurgia bariátrica emagrece?
Podemos citar 2 motivos principais pelos quais a cirurgia bariátrica emagrece, são eles:
- Cirurgia restritiva são procedimentos que diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de receber, restringem a quantidade e induzem a sensação de saciedade precoce.
- Cirurgia Disabsortiva são cirurgias que teoricamente alteram drasticamente a absorção dos alimentos a nível de intestino delgado, conhecidas como cirurgias de by-pass intestinal ou cirurgias de desvio intestinal.
Portanto, como dito anteriormente, cirurgias em que o emagrecimento é dado devido à diminuição do estômago do paciente, são restritivas. Já as cirurgias que emagrecem principalmente por uma alteração drástica na absorção dos alimentos, é disabsortiva.
Podemos dizer que o Sleeve é um procedimento restritivo, emagrece devido à diminuição do estômago e o Bypass é tanto restritivo como disabsortivo além do estômago ser reduzido, é promovido também um desvio intestinal que será responsável por uma absorção menor dos alimentos.
Dito isso, concluímos que os principais causadores do emagrecimento da cirurgia bariátrica são a diminuição do estômago (fazendo com que o paciente coma menos) e também a menor absorção de alimentos causados pelo desvio intestinal.
Quais outros fatores influenciam no emagrecimento?
Existem outros dois fatores que tem grande influência no emagrecimento dos pacientes que realizaram a cirurgia. O primeiro fator é a retirada do fundo do estômago, nele é produzido a grelina, hormônio responsável pela sensação de fome. Como o paciente retirou a parte responsável pela produção desse hormônio, ele sente menos fome, o que faz comer menos e consequentemente emagrecer mais rápido.
Outro fator que influencia no emagrecimento é que, agora que o paciente realizou o procedimento, o tempo que o alimento demora para percorrer seu caminho diminui (seja porque foi feito um desvio diminuindo a rota do alimento – Bypass – ou porque o estômago tem uma capacidade menor, cabendo menos alimentos e automaticamente acelerando a digestão – Sleeve). O GLP-1 é um hormônio fisiológico que é secretado no íleo terminal dos pacientes. Esse é responsável por, entre outras funções, induzir maior saciedade nas pessoas. Portanto, quanto mais rápido o alimento percorrer o corpo do paciente, mais rápido é secretado esse hormônio e maior a sensação de saciedade do paciente, consequentemente comendo menos.
Portanto podemos concluir que a cirurgia bariátrica auxilia o paciente a emagrecer de diversas maneiras. Porém voltamos a ressaltar, o grande e maior motivo que vai fazer os pacientes perderem peso e manterem esse peso com o passar dos anos é a qualidade da reeducação de hábitos, seja ela alimentar, física ou psicológica.
Somos especialistas em Cirurgia Bariátrica. Saiba mais sobre o passo a passo da cirurgia aqui na Suzanclin clicando aqui.
Agende sua consulta