Vacina Meningocócica ACWY
11 de dezembro de 2024Vacina Meningocócica C
11 de dezembro de 2024Vacina Meningocócica B
Vacina indicada para:
Crianças
Adolescentes
Adultos
Indicações:
Recomenda-se o uso da Vacina Meningocócica B para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, dependendo do risco epidemiológico, e para viajantes com destinos às regiões de risco da doença.
Doses:
Para crianças de 2 meses: recomenda-se 3 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ocorrer pelo menos 6 meses após a última dose realizada.
Para crianças de 3 a 5 meses: recomenda-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ocorrer pelo menos 6 meses após a última dose realizada.
Crianças de 6 a 11 meses: recomenda-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ser realizado no segundo ano de vida, pelo menos dois meses após a última dose realizada.
Crianças de 12 a 23 meses: recomenda-se duas doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço doze meses após a última dose.
Para indivíduos de 2 a 50 anos (dependendo do risco epidemiológico) que nunca receberam a vacina antes: recomenda-se 2 doses com um intervalo de um mês entre cada uma delas.
Contraindicações:
A imunização é muito segura, sendo apenas contraindicada para pessoas com histórico de anafilaxia após uso da vacina. Para pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação.
Reações Adversas:
Em 10% dos casos, pode ocorrer em crianças menores de 2 anos de idade, febre alta com duração de 24 a 48 horas.
Crianças menores de 10 anos de idade podem apresentar perda de apetite, choro persistente, irritabilidade, sonolência, vômito, diarreia, erupções na pele e sensibilidade no local da aplicação, como dor, calor, inchaço, vermelhidão, em mais de 10% dos casos.
Em maiores de 11 anos de idade, em mais de 10% dos casos, pode ocorrer cefaleia, dor nos músculos e articulações, náuseas, mal-estar e reações locais com dor muito intensa.
Do que é feita?
A vacina meningocócica B é do tipo inativada, portanto não causa a doença. É composta por três proteínas subcapsulares e pela membrana externa do meningococo B, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção.
Comparativo entre Vacinas
VACINA PÚBLICA
⦁ Não disponível.
VACINA SUZANCLIN
⦁ Só pode ser encontrada nos serviços privados de vacinação.
Suzanclin: Clínica especializada no Tratamento da Obesidade e Cirurgias Bariátricas.