HOME
Suzanclin Suzanclin
11 4745.3600 / 4748.8412
R. Baruel, 650 - Vl. Adelina - Suzano
Rua Engenheiro Eugênio Motta, 232 - Centro - Mogi das Cruzes

EXAMES E PROCEDIMENTOS / Prova de Função Pulmonar


Prova de Função Pulmonar

A prova de função respiratória é uma técnica capaz de medir a capacidade pulmonar de um indivíduo. Existem diversos testes capazes de fazer essa medição, ou seja, tipos diferentes de prova de função pulmonar. 

A espirometria é um exame indicado tanto para o diagnóstico de algumas doenças quanto para a aferição de sua gravidade e avaliação dos efeitos de tratamentos ou da exposição a determinados elementos ocupacionais ou ambientais. É útil no diagnóstico de uma variedade de doenças pulmonares, como história de sintomas pulmonares (dispneia, chiado) e alterações de exame físico (anormalidade de caixa torácica); na quantificação da gravidade de doenças já diagnosticadas, como fibrose cística, asma, doenças cardíacas e neuromusculares; na avaliação dos efeitos da exposição ocupacional ou ambiental a agentes como fumo e poeira, do uso de determinados medicamentos, como broncodilatadores e corticoides, e do risco cirúrgico em procedimentos como lobectomia, pneumectomia; assim como na avaliação de deficiência ou invalidez.

Como funciona o exame?
Primeiro, são aferidos o peso, a altura, o sexo e a idade do paciente. A criança ou adolescente deve estar sentada confortavelmente e os objetos que limitam os movimentos respiratórios, como roupas e cintos, devem ser afrouxados. Após a explicação de como será realizado o exame, o médico solicita que o paciente puxe o ar pela boca profundamente, o máximo que puder, e assopre com toda força sem parar como se fosse apagar uma vela de aniversário. Este procedimento é repetido por, no máximo, oito vezes para que seja possível preencher todos os critérios de qualidade da espirometria.

Preparo